STR

STR

quinta-feira, 25 de junho de 2015

PESCA AO ROBALO SPINNING OU BOIA.

Boas predadores
Faço este post no intuito de divulgar a minha experiência nestas duas modalidades de pesca ao robalo ,em que me tem sido questionado inúmeras vezes por fãs do meu blog qual delas a mais produtiva.
Aqui vai...
Como muitos de vós já sabem sou um apaixonado por pesca ao robalo daí sempre tentei colher os melhores resultados a nível de capturas de exemplares.
Sendo ao spinning ou á bóia são duas modalidades fantásticas onde poderemos sempre atingir resultados incriveis.
Hiper resumindo spinning maré vazia e bóia maré cheia.
Esta resolução que faço das duas modalidades, deveremos ter em conta os pesqueiros que vamos escolher pois não é uma certeza absoluta. Mesmo assim arrisco-me a dizer os pontos mais fortes das mesmas.
SPINNING- Uma pesca brutal sendo feita em fundos de pedra ou mistos, nas ultimas duas horas da vazante e primeiras duas da enchente.
A razão pela qual esta ser a melhor hora para pescar ao spinning é o facto de o robalo sendo um predador aproveitar o facto de suas presas terem menos agua para uma fuga e o robalo sabe bem disso daí entrar em maior actividade nesta altura das marés, já na enchente temos outro factor importante pois a presa do robalo começa a ter mais água e assim vai procurar seu esconderijo, é neste momento que o robalo atinge o seu maior momento de actividade onde vai procurar e perseguir suas presas e fazer ataques violentos brutais. Aqui deixo dois momentos em que as palavras que aqui escrevi foram determinantes.

BOIA
 Uma modalidade pela qual tenho como pereferência a maré cheia, tendo em vista que a isca que utilizo é o camarão ou pilado entre outras. Acho que esta pesca se torna mais produtiva nesta altura da maré pois o robalo continuando a caçar anda mais tranquilo mas com menos actividade, daí a tão grande importancia do fio, tamanho de estralho, chumbo,anzol, prefundidade etc...
Sendo esta uma pesca bem mais especifica onde o mais simples pormenor pode fazer uma grande diferença. Não querendo dizer com menor actividade o facto de menos capturas até pelo contrário, com um equipamento e forma de pescar correcta conseguimos enganar o robalo com maior facilidade tendo em vista que estamos a utilizar iscas vivas.
Aqui deixo também duas fotos resumindo as minhas palavras no que toca pescar á boía.


De uma forma geral estas são as minhas preferências no que toca a estas duas modalidades de pesca, não querendo de forma alguma dizer que a maré cheia não é boa para spinning ou vazia para a bóia e isso vai depender dos pesqueiros.
PS: Para os mais atentos já está a decorrer o ( spinning o terror dos robalos VS et dos robalos). Embora só no final deste duelo será tornado público o resultado.
Um abraço a todos os seguidores.



25 comentários:

  1. Mai nada Bruno na há que esconder o que sabemos ou pensamos ser o melhor, a sabedoria só tem valor se for para ensinar.
    Espero que muitos tirem proveito das tuas palavras.
    Abraço amigo e força ai contra o Team Cinnetic Portugal - Marco Sousa :)

    ResponderEliminar
  2. Boas Silvio
    Sem dúvida que daqui se tira umas boas palavras. Quem for atento ao blog e estiver em iniciação leva daqui uma boa dica.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Boas Bruno
    Pois é muitas vezes funciona assim, mas também já nos aconteceu o contrário o spot sem água e apanharmos peixe à bóia.
    Também é importante ter paciência e estar lá agarrado à cana :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Péssimo post , com diversas fotos de peixes, pratiquem a pesca esportiva, cambada de safado... Tão morrendo de fome ? Devido a pessoas como vocês, que um dia não haverá mais nada para pescar. Matam se vangloriam, pescadores de merda ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas everson.
      Nem vou apagar o teu comentário.
      Todos têm o direito a dar a sua opinião.
      Assim sendo aqui deixo a sua. Mas fique sabendo que aqui como em todos os blogs trocam se ideias e fala se de pesca.

      Eliminar
  6. Boas Marco
    chatear com o comentario.. enfim he he.
    Até deixei ficar o comentario pois é a primeira vez que recebo comentarios personalizados . 😉

    ResponderEliminar
  7. Boas Bruno
    eu vou começar na pesca do spinning pois é uma pesca que me parece dar mais animo do que pescar ao fundo e esperar que a cana bata, por estes motivos gostaria de ter a tua ajuda e conhecimento sobre uma cana e um carreto até 100€. 100 para o carreto + 100 para a cana que ambos seijam um bom material para o spinning.
    Outra duvida minha é a seguinte, eu gostaria tambèm saber de amostras para a noite onde os pesqueiros da minha zona sao mistos e raramente ha ondulaçao mas que ja vi pescadores apanharem robalos e bailas/vareas.
    As amostras que ja adquiro sao:
    Maxrap13 FMU
    Maxrap13 FAYU (minha primeira amostra e que ja apanhou um robalo e nao tinha sequer material adequado)
    Maxrap13 FS
    Maxrap13 FG

    Agradecia uma ajuda se pudesses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Ruben.
      Um pormenor que tens de ter em conta é se existe pedra acima do nivel da água. Isto porque os robalos gostam delas para se livrar das nossas amostras. E se assim dor precisas de uma cana de maior acção 50/100. Se não for o caso e pescares ao nivel da água podes sempre adquirir uma cana de acção 20/50 esta que te permite fazer uma pesca mais suave e por consequencia mais horas a pescar. Quanto a carrectos deves aplicar o mesmo sistema pois com pedra carrecto mais rapido tipo 5.8 ou 6.2. Antes de preços ver o material mais apropriado.

      Eliminar
    2. Boas Bruno.
      Acontece que o meu medo de usar canas com açao de 20/50 com amostras de 12 e 15 gramas fique demasiado leve e que a amostra nao trabalhe como devia. Os meus pesqueiros nao possuem pedras acima do nivel medio da agua como os teus e de muita gente, pois eu pesco no Rio Sado visto que vivo em Setubal. Por este motivo e pelo meu medo a minha escolha na cana cai sobre a Cinnetic Explorer Sea Bass 270 com açao 15/60 mas devido ao que disseste fiquei indeciso entre essa ou a Cinnetic Explorer Sea Bass 300. Pedia-te mais uma vez ajuda em escolher uma destas canas e saber o que achas dela por teres ja bastante experiencia e que eu possa fazer uma boa compra.
      Em relaçao ao carreto ainda nao pesquisei a fundo mas em principio ira ser um shimano.

      Desculpa ser chato em relaçao a isto.
      Boas pescarias e Parabens pelo blog.
      Quando puderes pedia-te para responderes.

      Eliminar
    3. Boas Ruben
      Tens toda a razão em optar pela acção 15/60 embora eu ache a cana de 2.70 curta. Uma acção 20/50 dá uma suavidade incrivel e até sentes os movimentos da amostra na água. Acção pequena ou grande a amostra trabalha sempre. A diferença é que acção tipo 50/100 tem muito pouca sencibilidade embora ideal para os pesqueiros daqui. Essa cinnetic de 2.70 parece me defacto ser uma exelente opcao para o teu pesqueiro tendo em vista a acção da mesma. Mais alguma coisa cá estarei.

      Eliminar
    4. Boas Ruben
      Tens toda a razão em optar pela acção 15/60 embora eu ache a cana de 2.70 curta. Uma acção 20/50 dá uma suavidade incrivel e até sentes os movimentos da amostra na água. Acção pequena ou grande a amostra trabalha sempre. A diferença é que acção tipo 50/100 tem muito pouca sencibilidade embora ideal para os pesqueiros daqui. Essa cinnetic de 2.70 parece me defacto ser uma exelente opcao para o teu pesqueiro tendo em vista a acção da mesma. Mais alguma coisa cá estarei.

      Eliminar
  8. Boas Bruno
    Muito obrigado pela ajuda, continuaçao de boas pescarias

    ResponderEliminar
  9. Boas Bruno
    Muito obrigado pela ajuda, continuaçao de boas pescarias

    ResponderEliminar
  10. Boas Bruno
    Uma ultima questao que nao me sai da cabeça, para pesqueiros de lama e areia o que aconselhas em relaçao ás amostras que devo utilizar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lama e areia??? Das duas uma!!!! Ou enches o saco com robalos ou raramente lá passa algum. Sinceramente não arrisco em amostras para esses locais e nunca fiz spinning em spots desse genero.
      Abraço

      Eliminar
    2. Lama e areia??? Das duas uma!!!! Ou enches o saco com robalos ou raramente lá passa algum. Sinceramente não arrisco em amostras para esses locais e nunca fiz spinning em spots desse genero.
      Abraço

      Eliminar
  11. Boas Bruno
    Ha um pesqueiro aqui que se pesca por cima de uma ponte só na vazante pois faz uma grande corrente e na vazante a amostra é levada pro meio do rio e depois vamos puxando, o fundo é so de pedra e ja vi la tirarem robalos, o que axas? em relaçao aos vinis sera bom? eu vi foi sempre usarem amostras rapalas mas sao poucos pois aqui em setubal nao ha pesqueiros como os teus etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro tens de ver mais ou menos a prefundidade que os robalos passam. Podes sempre colocar chumbo nas amostras. E sim o vinil aí vai facturar muito mais mas tens de acertar nas gramas do cabeço te. Se fores mais fundo parece me que podes ter melhores resultados.
      Abraço boa caça

      Eliminar
  12. Entao Ruben. Tens feito uns peixes da ponte? Abraço

    ResponderEliminar
  13. Nao porque aquilo la prende muito e a corrente é muito forte mesmo e nao se pesca la muito bem, a questão é que ca em setúbal nao ha spots com ondulação nem pouco mais ou menos, por cá é só "chão" eu costumo pescar é nos pontões de pedra da edp mas ao fundo onde dá douradas e sargos mas o meu vicio mesmo é pesca ao spinning ao robalo. E pescadores com amostras ao robalo vejo mais mas é de barco e por isso é que eu tenho receio de investir também na compra de material adequado para o spinning porque nao conheço e nem sei de alguem que pesque ao spinning aqui mas tenho grande vicio por esta modalidade por isso sou capaz de gastar uns bons €€ em cana carrete fio e amostras.Desculpa pelo texto, estiquei-me um bocado eheh

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na boa ruben. Desculpa só responder agora. Mas só agora regressei ao ativo. Alguma coisa apita. Abraço

      Eliminar